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O que é um cliente em potencial?

Todo negócio, não importa o que você vende ou oferece, vive à base de seus clientes. Não existe sucesso sem isso.

Seu cliente é o que te mantém de pé, é a pessoa responsável por fazer com que sua empresa possa prosperar.

Se você vende um produto, precisa de quem compre, seja esse cliente o consumidor final ou não. Negócios B2B podem ter dificuldade com essa percepção, afinal você está vendendo para uma empresa. Mas não se esqueça que existe uma pessoa por trás das decisões de compra, e é com essa pessoa que você deve se comunicar. A empresa é seu cliente, mas esse ser humano que toma decisões é o seu alvo.

Isso também vale para prestação de serviço. Alguém tem que precisar do serviço que você tem para oferecer, e essa pessoa é sua cliente.

Como saber quando é potencial

Com a era digital, o termo cliente em potencial passou ser mais obsoleto, e hoje se usa muito “lead qualificado”. Um lead é, resumidamente, os dados de um cliente em potencial (Ohhhhh!). Se você acha um contato na internet e vai oferecer seu produto pra ele, ele é um lead frio, ou seja, tem pouca chance de virar negócio, afinal ele ainda não te conhece nem demonstrou interesse no seu negócio. Quando ele te busca, é um lead quente, isso quer dizer que suas chances de efetuar uma venda para ele são maiores.

Quando falamos em cliente potencial, é voltado especialmente para a sua base atual. Afinal, se ele é seu cliente é porque já comprou de você antes. A grande sacada do negócio agora, é identificar seu potencial para se tornar seu cliente também em outros negócios.

Se você vendeu seguro de automóvel, qual o potencial de ele comprar também um seguro saúde?

Você descobre isso conversando com o seu cliente e entendendo as necessidades dele.

Se você é consultor financeiro, por exemplo, será que não é possível viabilizar uma redução de custos no plano de saúde atual de determinado cliente? Ou aquele ali, será que não cabe a parcela de um plano de saúde com reembolso para que ele não gaste mais absurdos com consultas particulares?

O lead ainda não é seu cliente, por enquanto ele só tem – ou não – potencial para se tornar um.

Trazendo para o mercado de plano de saúde

Ah, mas eu não sei nada de plano de saúde, como vou saber se esse cliente é potencial ou não?

É bem simples na verdade: perguntando.

Que loucura, é só perguntar?? Isso mesmo!

É incrível as coisas que podemos descobrir de alguém só perguntando. Vamos dar algumas dicas aqui de perguntas-chave que você pode incluir na sua conversa com o cliente para identificar seu potencial:

  1. Você já tem Plano de saúde?

R: Não

– Por que não?

Ele pode dizer que é muito caro, pode dizer que nunca pensou nisso, ou pode até dizer que andou pensando nisso ultimamente, mas nunca chegou a ir atrás.

É o momento que você pergunta se ele não gostaria de saber das opções disponíveis, talvez ele possa se surpreender.

 

  1. Você já tem Plano de Saúde?

R: Sim

– Que legal, qual você tem? Está satisfeito com ele, em atendimento e valor da mensalidade?

Aí, se ele está totalmente feliz e satisfeito, tudo bem, não vai ser dessa vez. Mas ele pode achar que sua parcela está muito alta, ou que o atendimento decaiu. É a sua deixa para soltar boa: “Posso então indicar você para alguém que vende Plano de saúde? Eles podem ver se não consegue diminuir essa sua parcela, ou mudar o plano sem aumentar muito o valor.”

Pronto! Abre o app da Quind e coloca os dados dele que alguém vai entrar em contato para vender. Simples e rápido assim mesmo.

Todo mundo pode contratar um Plano de saúde. Tem para empresário, para família, para o estudante, para o graduado… para todos os bolsos e todas as necessidades.

Então não importa seu negócio, você tem cliente em potencial para o Plano de Saúde e nós cuidamos dele pra você.

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